Condenado por crime de guerra se envenena durante julgamento

O ex-líder bósnio-croata Slobodan Praljak se envenenou durante seu julgamento no Tribunal Penal Internacional para Antiga Iugoslávia (TPII) nesta quarta-feira e morreu. Segundos depois de ouvir a sentença que o condenava a vinte anos de prisão por crimes contra a humanidade durante a Guerra da Bósnia, o réu levou à boca um frasco.  “Acabei de tomar veneno”, pronunciou.

Imediatamente o juiz ordenou a interrupção da sessão da corte. Segundo repórteres de agências internacionais que estavam no tribunal, uma ambulância foi chamada ao local. Praljak, contudo, não resistiu. A morte do ex-líder bósnio foi confirmada oficialmente pelo primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic. 

Praljak já havia sido condenado em 2013 por ter perseguido, expulsado e assassinado muçulmanos durante a Guerra da Bósnia, uma das mais traumáticas do século XX. Ele foi considerado responsável pela destruição da Ponte Velha, em 1993, no centro histórico da cidade de Mostar, o que, segundo os juízes, provocou danos desproporcionais às populações muçulmanas.

O episódio aconteceu uma semana após o TPII condenar à prisão perpétua o general servo-bósnio Ratko Mladic pelo massacre de Srebrenica. O tribunal concluiu que Mladic teve papel essencial no assassinato de 8.000 homens e meninos muçulmanos em 1995. O massacre é considerado a maior matança em solo europeu desde a II Guerra Mundial. O réu precisou ser retirado da corte durante o julgamento, pois começou a gritar quando o juiz negou o pedido de seu advogado para adiar o veredicto.

A guerra civil foi uma disputa entre grupos étnicos e religiosos pelo território da Bósnia Herzegovina, que teve início em 1992 e terminou em 1995 com a assinatura do Acordo de Dayton. Cerca de 140.000 pessoas morreram no conflito e mais de 2 milhões se refugiaram. O TPII foi criado em 1993 pela ONU para julgar os responsáveis pelos crimes de guerra cometidos durante o conflito. O tribunal, que encerra as suas atividades neste ano, já indiciou 161 pessoas originárias de Bósnia, CroáciaSérvia Kosovo. Dessas, 83 foram condenadas, dos quais mais de sessenta eram sérvios.

 


Agora na Rádio


Enquete
O que Achou de nosso Novo Site?
Otimo
Bom
Regular
Ruim
Não Sei Dizer
Ver resultados

As mais pedidas
1
Can You Feel The Love Tonight?
ELTON JONH
2
With Or Whitout You
U2
3
LOVE IS LOVE
CULTURE CLUB
4
LOST IN YOUR EYES
DEBBIE GIBSON
5
I Was Born To Love You
QUEEN
6
True
SPANDAU BALLET
7
EVERY TIME YOU GO AWAY
PAUL YOUNG
8
EASY LOVER
PHIL COLLINS
9
A CARTA
RENATO RUSSO E ERASMO CARLOS
10
OLHOS VERMELHOS
CAPITAL INICIAL

Estatisticas
Hoje: 2
Esta Semana: 64
Este Mês: 285
Total de Acessos: 8464
 
 
  NOVA CULTURA FM - 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS   Grajaú Baladas | Site de baladas de Grajaú e do Maranhão